Dúvida (derivado do latim dubitare) é uma condição psicológica ou sentimento caracterizado pela ausência de convicção opondo-se à crença/fé e ao saber. Ela é aincerteza ou desconfiança em relação a uma idéia, um fato, uma ação, de uma asserção ou de uma decisão. Para que se estabeleça a dúvida em geral é necessária uma noção de realidade do fato em que existe a suspeita, e isto pode adiar a decisão de ações relevantes ao fato pois podem estar incorretas ou incompletas.
Dúvida tende a ser totalmente racional e nos causa a hesitação de agir, sendo necessário aplicar métodos mais rigorosos para procurar eliminar a hesitação.
A dúvida constitui, mais do que um conceito, todo um vasto tema na reflexão filosófica, pelo que importa distinguir entre as variantes da sua determinação nocional e correlação com outros conceitos, e as teorias, métodos e procedimentos que de algum modo a sistematizam. O espanto, a ilusão, o erro e a ignorância constituem, entre outras atitudes, noções que exemplificam essa correlação negativa da dúvida face ao conhecimento. Algumas pessoas não tentam tirar suas dúvidas,por alguns motivos: -Timidez -Dificuldade de expressão -Medo de falar em público,e outras... A dúvida sintetiza os dois primeiros passos da experiência filosófica: Estranhamento e Questionamento. São três os passos para a experiência filosófica.Os dois citados acima,e o terceiro:A busca pela resposta. Lembre-se:Nem todo tipo de dúvida é filosófico.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário