terça-feira, 29 de março de 2011

O Nome + a Palavra + a Comunicação = Linguagem

foto tirada por Ricardo de F. Dias
Publicarei esta semana um trecho  extraído do meu livro de cabeceira, Filosofando - Introdução a Filosofia,  a respeito de uma tema que me fascina tanto:  a linguagem. É uma soma de fatores, a maneira pela qual a  dominamos e utilizamos  apresenta, não só nosso repertório de palavras, nossa visão de mundo  mas também é o  meio de expressar  nossos sentimentos, reflexões e impressões da vida. Construir e verbalizar o nosso universo simbólico para promover a interação  entre  os homens  são as principais funções da linguagem. Usem os benefícios da linguagem para apreciar estas palavras bem colocadas sobre o  assunto.
"O nome tem a capacidade de tornar presente para a nossa consciência o objeto que está longe de nós. O nome, ou a palavra, retém na nossa memória, enquanto idéia, aquilo que já não está ao alcance dos nossos sentidos: o cheiro do mar, o perfume do jasmim numa noite de verão, o toque da mão da pessoa amada, o som da voz do pai, o rosto de um amigo querido. O simples pronunciar de uma palavra representa, isto é, torna presente à nossa consciência o objeto a que ela se refere. Não precisamos mais da existência física das coisas: criamos, por meio da linguagem, um mundo estável de idéias que nos permite lembrar o que já foi e projetar o que será. Assim é instaurada a temporalidade no existir humano. 
Pela linguagem, o ser humano deixa de reagir somente ao presente, ao imediato; passa a poder pensar o passado e o futuro e, com isso, a construir  o seu projeto de vida. Por transcender a situação concreta, o fluir contínuo da vida, o mundo criado pela linguagem se apresenta mais estável e sofre mudanças mais lentas do que o mundo natural. Pelas palavras, podemos transmitir o conhecimento acumulado por uma pessoa ou sociedade. Podemos passar adiante esta construção da razão que se chama cultura." 
    Trecho extraído do livro Filosofando - Introdução à Filosofia - Capítulo 2 - Pensamento e linguagem- páginas 33 e 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário